Nosso clero

Para estar em ordem, toda casa necessita de um coordenador. E assim como num corpo, no qual os membros dependem um do outro para o seu funcionamento, também acontece na nossa igreja. Além de serem pastores, os sacerdotes são também administradores e colaboradores.

Na Catedral, além do pároco, a comunidade possui também quatro vigários paroquiais. Os vigários são cooperadores junto ao pároco, assumindo com ele toda a caminhada da Catedral. A parte administrativa fica mais sob a responsabilidade do pároco e a pastoral é dividida entre os vigários. Além dessas atividades e das presidências das celebrações, os sacerdotes também se dedicam ao trabalho de atendimento individual nas confissões e à direção espiritual.

A Catedral conta ainda com a contribuição dos diáconos permanentes Waldeci Rodrigues da Silva e Antonio Valentino da Silva Neto.

* Fotos retiradas do site da Arquidiocese de Juiz de Fora.

 

Conheça a nossa equipe:

joao pauloPadre João Paulo Teixeira Dias  - Pároco

"Ser padre é um chamado de Deus que no início não podemos compreendê-lo diante da grandeza, mas que com o passar dos anos amadurecemos e compreendemos o projeto de Deus em nossa vida. Esse chamado é uma missão que dá sentido ao viver."

Nascimento: 10 de dezembro de 1981, em Viçosa - MG

Ordenação Diaconal: 16 de outubro de 2010, em Liberdade - MG 

Ordenação Sacerdotal: 14 de maio de 2011, em Juiz de Fora - MG

Lema da Ordenação: "Alegrai-vos sempre no Senhor!" (Fl 4,4)

Atuou nas paróquias: Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento (Liberdade - MG), período do Diaconato; Paróquia São Miguel e Almas (Santos Dumont - MG), Administrador Paroquial; Paróquia de Santa Melania Juniore (Roma - Itália), Vigário Paroquial; Paróquia Bom Pastor (Juiz de Fora - MG), Pároco; Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, Pároco; e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Juiz de Fora - MG.

 

 

______________________________________________________________________________

 


Antonio-Camilo-de-PaivaPadre Antônio Camilo de Paiva Vigário paroquial

"Ser padre para mim é ser um outro Cristo."

Nascimento: 06 de novembro de 1969, em Mercês de Água Limpa - MG

Ordenação Diaconal: 20 de novembro 1994, Juiz de Fora - MG

Ordenação Sacerdotal: 13 de janeiro de 1996, Rio Novo - MG

Lema da Ordenação: "Ide e fazei discípulos" (Mt 28,19)

Atuou nas paróquias: Divino Espírito Santo (Piau - MG) e Nossa Senhora da Conceição (Rio Novo -MG), no período do Diaconato; Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento (Liberdade - MG); Santo Antônio (Passa Vinte - MG); São Miguel e Almas (Santos Dumont - MG); San Giovanni (Roma); Bambino Gesù (Roma); San Colombano de Peccioli (Itália); Santa Rita de Cássia (Juiz de Fora - MG); Nossa Senhora da Cabeça (Juiz de Fora - MG); Nossa Senhora Aparecida (Juiz de Fora - MG); atual Vigário Episcopal para Educação, Comunicação e Cultura; Diretor da Rádio Catedral FM 102,3 e Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio.

 

 

______________________________________________________________________________

 

 

Danilo-Celso-de-CastroPe. Danilo Celso de Castro - Vigário paroquial
“Para mim, ser padre é fazer a mesma coisa que Jesus fez: dar a vida pelos irmãos, amar, perdoar e servir. É responder e renovar a cada dia esse chamado. É, ainda, aceitar com fidelidade o convite de Jesus: “Quem quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, toma tua cruz e siga-me”.

Nascimento: 29 de julho de 1955, em Juiz de Fora - MG

Ordenação Diaconal: 29 de setembro de 1989, em São Paulo - SP
Ordenação Sacerdotal: 05 de maio de 1990, em Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: “Amar, perdoar e servir”.
Atuou nas paróquias: São José (Campinas – SP), São Geraldo (Santo André – SP), Nossa Senhora Aparecida (São Paulo – SP), Nossa Senhora de Fátima (Nova Friburgo – RJ) e Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG).

 

 ______________________________________________________________________________

 

Pe-ElilioPe. Elílio de Faria Matos Júnior - Vigário paroquial

“Ser padre é abrir espaço para o outro: o Outro, que é Deus, de quem recebemos a vida é a graça, e o outro, que é o irmão, a irmã, com quem interagimos buscando apoio mútuo e amizade em Deus. É procurar vencer o egoísmo para doar-se na proclamação da Palavra, na celebração dos sacramentos e no serviço da caridade.”.

Nascimento: 10 de julho de 1977, Piumhi – MG

Ordenação Diaconal: 05 de dezembro de 2004, em Juiz de Fora - MG

Ordenação Sacerdotal: 25 de junho de 2005, em Juiz de Fora - MG

Lema da Ordenação: “Combater o bom combate” (cf. 2Tm 4,7)

Atuou nas paróquias: Bom Pastor (Juiz de Fora), Cristo Operário (Belo Horizonte), Santa Rita (Juiz de Fora), São Sebastião (Barreira do Triunfo - JF), Santo Antônio (Ewbank da Câmara - MG), Gesù Bambino a Sacco Pastore (Roma), Santo Antônio (Catedral Juiz de Fora), Nossa Senhora da Conceição (Benfica - JF) e novamente Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG).

 

 ______________________________________________________________________________

  

Luiz-Carlos-VitórioPe. Luiz Carlos Vitório - Vigário paroquial

"Para mim, ser padre é poder ser instrumento de Deus. Estar disponível mais para Deus e poder ajudar tantas pessoas a buscar e fazer a cada dia este caminho de encontro com próprio Cristo. Amo ser padre."

Nascimento: 16 de abril de 1971, em Aracitaba - MG

Ordenação Diaconal: 02 Dezembro de 2006

Ordenação Sacerdotal: 08 de dezembro de 2007, em 

Lema da Ordenação: “Te conheci, Te Consagrei, te envio” (Jeremias 1,4-9)

Atuou nas paróquias: Nossa Senhora de Fátima (Santa Cruz - Juiz de Fora - MG), São Francisco de Paula (Distrito de Torreões - Juiz de Fora - MG), São Pedro (Juiz de Fora - MG), Santo Antônio (Passa Vinte - MG), Nossa Senhora da Conceição (Benfica - Juiz de Fora - MG), Santa Teresinha (Juiz de Fora – MG) e Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG)

 

______________________________________________________________________________

 

Antonio-ValentinoDiác. Antonio Valentino da Silva Neto - Diácono permanente

"Para mim ser diácono é ser imitador de Cristo servo, é ser servidor da Igreja em uma tríplice missão."

Nascimento: 29 de setembro de 1972, em Duque de Caxias - RJ

Ordenação Diaconal:
 07 de dezembro de 2019, na Catedral de Juiz de Fora - MG

Lema da Ordenação:
 "E enviou-os para anunciar o Reino de Deus." (Lc 9,2)

Atuou na paróquia:
 Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG)

______________________________________________________________________________

 

Waldeci-Rodrigues-da-SilvaDiác. Waldeci Rodrigues da Silva - Diácono permanente

“Para mim, ser diácono é ser imitador de  Cristo. É exercer a própria diaconia de Cristo Servo; sendo humilde, servo e servidor. O diácono, exercendo a tríplice missão (diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade), tem a graça de participar efetivamente das ações litúrgicas e do serviço do altar e ser instrumento para que a Palavra de Deus seja anunciada, sobretudo, no exercício de sua principal atividade que é a caridade. Ser diácono é voltar os olhos para os pobres, os humildes, aqueles que estão necessitando de alimento material e espiritual. É viver a dupla sacramentalidade, pois sendo casado, deve viver no amor e na fidelidade do seu matrimônio, assim como deve ser fiel ao seu ministério diaconal, que não é seu, mas do próprio Cristo”.

Nascimento: 06 de novembro de 1964, em Caratinga - MG

Ordenação Diaconal: 29 de maio de 2011, na Catedral de Juiz de Fora - MG
Lema da Ordenação: “Em atenção à tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5, 5)”
Atuou na paróquia: Santo Antônio (Catedral de Juiz de Fora - MG)

 

  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video