Catedral sedia Missa da Misericórdia com os presos, promovida pela Pastoral Carcerária

8Na manhã deste domingo, dia 19, a Catedral Metropolitana sediou mais uma Missa da Misericórdia com os presos. A celebração foi promovida pela Pastoral Carcerária (PCr) Arquidiocesana, em parceria com a Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Juiz de Fora, e teve a participação de 24 encarcerados - 11 mulheres e 13 homens -, seus familiares também estiveram presentes nesse momento especial.

A missa foi presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Concelebrada pelo assessor eclesiástico da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, padre Welington Nascimento e pelo pároco da Catedral, padre João Paulo Teixeira Dias, e pelo novo vigário paroquial da Catedral, padre Leandro de Senna Monaia.

Dom Gil destacou que no Dia Mundial dos Pobres a Pastoral Carcerária realizou mais uma edição do projeto Presos na Missa com a licença do dr. Daniel Réche Motta, juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais (VEC) de Juiz de Fora. “Neste dia trazemos alguns presos das unidades prisionais de Juiz de Fora para participarem da Santa Missa é o momento de celebrarem o Mistério de Jesus Cristo, um meio de encontrarem seus familiares - esposos, esposas, filhos, filhas - depois um grande almoço que fazemos com eles, com a participação dos padres da Catedral”.

“Um momento emocionante e de muita alegria que podemos fazer em favor de nossos irmãos privados de liberdade para reconstruírem a sua vida. Deus nos ajude a olhar sempre para os pobres com misericórdia e com paz, para que possamos tirá-los da indigência e plantar a justiça. O Dia Mundial dos Pobres é importante para a Igreja, dia em que a Igreja convoca a sociedade e seus filhos para contemplar a situação de pobreza e de vencermos a indignidade que possa pesar em cima de nossos irmãos. Todos nós somos responsáveis por construir uma sociedade nova onde todos tenham o necessário para viver com dignidade”, descreveu o Arcebispo sobre essa importante celebração.

Para o assessor eclesiástico da PCr Arquidiocesana, padre Welington, “hoje é um dia importante para a Pastoral Carcerária, neste dia 19 de novembro, Dia do Preso e Dia Mundial dos Pobres, [esse último] convocado pelo Papa Francisco. Tivemos o Projeto Presos na Missa realizado aqui na Catedral, isso só foi possível pela atuação do Dom Gil na Pastoral Carcerária e pelo juiz da Vara de Execução da nossa comarca, dos diretores de unidades prisionais e pelos presos que se abrem para participar. É um momento muito bonito, que eles celebram a Eucaristia e depois tem um momento de partilha, um almoço na Catedral oferecido pela Pastoral. Então queremos agradecer a todos que nos ajudaram na realização desse projeto”.

Uma detenta que participou da celebração agradeceu a oportunidade de vivenciar essa celebração próxima da sua família. “Muito feliz de estar aqui com os meus familiares, como eu já estou presa há um ano e oito meses, pra mim foi uma renovação estar na Igreja, estar com os meus familiares, poder ver eles e minha filha. Foi muito bom ver os outros detentos também, todos felizes com os seus familiares, seus filhos, muito gratificante, só gratidão”, relatou com emoção e alegria no rosto.

Antes do encerramento da celebração, o assessor eclesiástico da PCr, pe. Welington, agradeceu pela acolhida do padre João Paulo na Catedral, ao Arcebispo Dom Gil pelo apoio à pastoral, ao juiz da VEC, dr. Daniel e a todos os encarcerados, familiares e agentes que estavam presentes. Fez também outros agradecimentos, em especial, ao Vicariato para o Mundo da Caridade, na pessoa do padre Geraldo Dondici, que doaram os alimentos e ao diácono Celso Aparecido Melo, principal responsável pela preparação do almoço.

Logo após a celebração, os presos puderam almoçar com suas famílias no salão da Catedral. Os agentes da Pastoral Carcerária (PCr) da Arquidiocese de Juiz de Fora presentes também participaram dessa confraternização, juntamente com os agentes penitenciários, com Dom Gil, com os padres e os diáconos.

Clique aqui e confira as fotos da missa.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video